🎶Quarteto Mineiro de Saxofones abre o projeto “Veredas Sonoras” com apresentações em Buenópolis
A Euterpe Santa Cecília recebe, nos dias 28 e 29 de novembro, o Quarteto Mineiro de Saxofones, grupo selecionado pelo projeto Veredas Sonoras – Circulação de Grupos Musicais no Norte de Minas. O projeto é uma iniciativa da Euterpe Santa Cecília, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital 10/2024 – Circulação de Espetáculos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
As atividades incluem uma apresentação dedicada aos alunos da Escola Estadual Padre Laerte, na sexta-feira, dia 28, e um concerto aberto à comunidade no sábado, dia 29, às 19h30, na sede da Banda Euterpe Santa Cecília.
O maestro da Euterpe Santa Cecília Renato Goulart é o coordenador do projeto Veredas Sonoras e destaca a relevância da iniciativa: “O Veredas Sonoras vem para ampliar horizontes musicais no Norte de Minas, aproximando estudantes, artistas e a comunidade de produções musicais que, muitas vezes, não chegariam ao interior. É uma oportunidade de formação, de circulação cultural e de fortalecimento das bandas de música e das redes artísticas locais. É uma alegria receber o Quarteto Mineiro de Saxofones e anunciar que ainda teremos mais três grupos visitantes ao longo do projeto: o Duo “Thamiris Cunha e Bia Nascimento”, o “Brass Drums in 6” e o “Quarteto de Saxofones Excerto”.
Sobre o Quarteto Mineiro de Saxofones
Criado em 2015, o Quarteto Mineiro de Saxofones dedica-se à difusão do repertório erudito escrito para essa formação. O grupo é composto por músicos residentes em Belo Horizonte que atuam ativamente como intérpretes e educadores – incluindo docentes de importantes universidades públicas mineiras.
O quarteto mantém parceria constante com a UFMG, tendo se apresentado em programas como Prata da Casa, Viva Música e Quarta Cultural. Em sua trajetória pelo interior de Minas Gerais, participou como convidado do Festival de Música de Itabira e realizou apresentações e masterclasses no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei.
Em 2019, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo realizou o projeto Música Solidária, com apresentações em hospitais, ILPIs e flash mobs em praças de Belo Horizonte. No mesmo ano, abriu o EnSerra – Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG. Em 2025, retoma suas atividades com presença confirmada na próxima edição do Festival de Música de Itabira.
Integrantes:
Robson Saquett – saxofone soprano
Luis Flávio – saxofone alto
César Baracho – saxofone tenor
Arthur Figueiredo – saxofone barítono
Ouça o trabalho do grupo em seu canal do youtube:

