A Escola de Música

A Escola de Música da Euterpe Santa Cecília desempenha um papel crucial na comunidade buenopolense quanto à formação de novos músicos. O público alvo é formado sobretudo por crianças e jovens, mas inclui a participação de alunos de todas as idades. As aulas são uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades musicais e possam ser integrados à Euterpe Santa Cecília.

A Escola de Música possui atualmente as seguintes disciplinas:

Iniciação à Flauta Doce Iniciação musical para os novos alunos através do aprendizado da flauta doce
Iniciação aos instrumentos de banda (flauta, clarineta, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão) Ofertada após a disciplina de Flauta Doce quando os instrumentos da banda disponíveis são direcionados aos alunos. A disciplina é voltada para o aprendizado através da prática coletiva de banda de música.
Rítmica

 

A disciplina busca aprimorar os conhecimentos ligados à rítmica musical através de estudos diversos, como solfejos, percussão corporal e prática de instrumentos de percussão.

Quer saber mais sobre a nossa Escola?

Os Professores

Renato Goulart

Graduado em Música pela UFMG e pós-graduado em Educação Musical pela Unyleya, é regente e professor de música na Euterpe Santa Cecília, em Buenópolis (MG), desde 2021, onde contribui para a formação de novos músicos e a programação artística da banda. Também atua como instrutor na Organização Social Vokuim, em Rubim (MG), desde 2016, capacitando jovens da “Banda Jovem Idelbrando Santana”. Com ampla experiência em projetos de educação musical, Renato coordenou a Orquestra de Sopros da Fundação de Educação Artística (2008-2015) e criou o programa Pró-Banda, que capacitou músicos de bandas em Minas Gerais. Como compositor e arranjador, foi finalista de concursos internacionais e vencedor de prêmios nacionais, com obras publicadas por editoras renomadas. Em 2023, participou como avaliador no Concurso Internacional de Composição da WASBE e coordenou o projeto “Nossa Banda Viva” pela Lei Aldir Blanc, além de desenvolver projetos com recursos da Lei Paulo Gustavo.

 

Jarbas Silva

Atua na área da música há 25 anos, tendo iniciado seus estudos na Banda de Música Euterpe Santa Cecília, em Buenópolis (MG). Formou-se no curso Técnico Profissional em Saxofone pelo Conservatório Lorenzo Fernandes de Montes Claros (MG) e atualmente cursa o Técnico em Clarinete na mesma instituição. Participou do “Projeto Bandas – Um Encontro de Cultura e Turismo”, promovido pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais e Ministério do Turismo, em Diamantina (MG), e do projeto “Nossa Banda Viva”, pela Lei Aldir Blanc, com a Banda Euterpe Santa Cecília.

Além disso, está concluindo uma Licenciatura Plena em Música, na modalidade EAD, pela UniSant’Anna/SP. Jarbas é membro da Orquestra Sinfônica de Montes Claros como segundo clarinetista e atua como professor de flauta doce na escola de música da Euterpe Santa Cecília, contribuindo para a formação de novos músicos para esta banda.